Ford Del Rey - O sonho dos coroas da época!

09/08/2011 19:37

Com muita certeza foi o Delrey o maoir ícone dos anos 80 no Brasil.
Com a crise do petróleo no final da década de 70 a Ford se viu na necessidade de fabricar um carro de luxo que também fosse econômico, entao em 1979, já com os protótipos, a Ford estudava secretamente o lançamento do Del Rey um sedan com linhas clássicas. Seria uma evolução do Corcel II só que mas luxuoso e moderno. Uma das novidades que mais o diferenciava do Corcel II era a nova traseira e o uso da grade frontal com frisos verticais, semelhante ao do Landau; contava também com novas rodas.

A principal proposta era que o Del Rey viesse a preencher o lugardos carros de luxo mas também com uma lado esportivo a ssim como o do Maverick e do Galaxie. Em relação ao Del Rey, o Maverick era mais esportivo, potente e veloz, já o Del Rey ostentava um estilo mais clássico e priorizava o conforto.
Então no decorrer do ano de 1981 (já como modelo 82) é lançado o Del Rey, um carro de luxo, muito confortável, com desempenho satisfatório e muito econômico.

O Del Rey utilizava a mesma plataforma do Corcel II e inicialmente contava com o motor do Corcel GT, de 4 cilindros e 1600 cm3, a gasolina ou a álcool. Seu motor ficava na posição longitudinalmente.
Motor 1600cm3: posição longitudinal e 66CV de potência.
Vinha com as opções de duas e quatro portas. Séries básica e Ouro. Na série ouro você conta com acionamento dos vidros eletricos, travas de porta eletricas, painel com: conta-giros, manômetro de óleo, voltímetro. E vinha ainda com relógio digital no teto, luz central e mais duas para os bancos dianteiros e duas para o traseiro no teto, aros de liga-leve, e ainda como opcionais dispunha de teto solar, ar-condicionado e transmissão automática microprocessada.

Enquanto o Landau perdia terreno, a Ford tentava conquistar o mercado de luxo com o Del Rey, um sedã econômico de duas e quatro portas, repleto de itens de conforto -- até câmbio automático eletrônico, a partir de 1983

No modelo 1983 do Del Rey, ele sofre algumas algumas alterações no interior. Os comandos elétricos dos vidros passaram da porta para o console próximo ao câmbio e os bancos ganharam novas formas. Em 1983 tambémé lançado a versão Station Wagon, conhecida como Scala. Esta nova versão somente contava com a série Ouro. O Del Rey Scala foi apenas produzido até o fim apenas com três portas.

Del Rey Scala série Ouro 1981: produzida somente com
três portas, poderia fazer muito sucesso com cinco.
No modelo 1984, o Del Rey recebe um novo motor, de alta durabilidade, o CHT (E-MAX - Economia Máxima), de 1600cm3 assim como o motor anterior, mas com uma potência elevada. Uma nova versãose junta as básicas e ouro, denominada "GLX", esta situava-se entre as duas. A unica modificaçao externa para o modelo 1984 foi um retrovisor com novo desenho.

Para o modelo 1985 uma grande alteração e preparada, com uma nova frente, deixando de lado a semelhança com o Corcel . Outra mudança foram nas suas lanternas traseiras , passaram a ser um pouco mais compridas e ainda ganhou um spoiler aerodinâmico sob o pára-choque dianteiro, com faróis de milha incorporados, na mesma altura dos pára-choques, as laterais foram envolvidas por novos frisos mais largos.

Del Rey Guia 1985: sua frente recebe uma saia aerodinâmica, acompanhando as tendências da época.
O modelo 1985 ainda recebeu no seu interior novas mudanças com: os apoios de cabeça passaram a ser mais arredondados, na versão Guia o apoio de cabeça traseiro e descança-braço passaram a ser itens de série, no painel novos instrumentos. Mais um opcional passou a ser oferecido: a direção hidráulica.

Del Rey Guia 1985: interior com belo acambamento.
Em 1985 a família Del Rey estava completa com as novas siglas para as versões; no lugar da básica entrou a "GL", no lugar da Ouro entrou a "Ghia" e a "GLX" .E a perua Del Rey Scala Ghia acompanhou o sedã nas mudanças.
Para o modelo de 1989 grandes mudanças. Já que a Autolatina começava a operar no mercado. O Gol recebia o motor CHT, sendo chamado na VW de AE-1600, e na Ford o Escort, Del Rey, Belina e Pampa passavam a contar com o moderno e potente motor AP-1800 Volkswagen, de 1,8 litro e comando de válvulas no cabeçote, o mesmo que equipava todos os tração-dianteira da linha VW. Com este motor o Del Rey tornou-se mais ágil, ganhando em aceleração e velocidade máxima -- dois quesitos que, durante toda sua existência, faltavam à linha Corcel. Não que o motor originário da Renault fosse ruim -- pelo contrário, era robusto, econômico e de manutenção simples. Mas nao dava conta do peso do carro e já um tanto envelhecido tendo esgotado o seu desemvolvimento. O consumo era bom, nao teve grande perdas, e o câmbio Ford dava lugar ao preciso da VW. A suspensão precisou ser recalibrada para o maior peso do motor, recebeu molas traseiras progressivas (exceto no Pampa) que evitavam seu afundamento excessivo com carga. O Del Reyl ainda continuava muito confortável, silencioso, bem equipado.

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